All for Joomla All for Webmasters

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES ÓRGÃOS SOCIAIS

Dia Aberto FAL

No dia 11 de fevereiro de 2020, decorreu a terceira edição do Dia Aberto da Federação Académica de Lisboa (FAL), organizado pela mesma, no Instituto Superior Técnico.

Este dia, à semelhança do ano anterior, teve como objetivo o debate das diferentes temáticas a desenvolver durante o novo mandato da FAL, dividido pelos pelouros da estrutura. Entre as Associações Académicas e de Estudantes associadas debateram-se as variadas atividades e eventos a decorrer no presente ano, com base nas intervenções e nas trocas de ideias das mesmas. Esta abordagem teve como premissa a aproximação das diferentes Associações Académicas e de Estudantes entre elas e com a FAL, bem como conhecer as necessidades dos mesmos e, de que modo estas podem estar refletidas no Plano de Atividades de 2020.

No que diz respeito ao Desporto, a FAL irá candidatar-se à organização de alguns Campeonatos Universitário Nacionais (CNU) em conjunto com a ADESL. A Federação tem interesse em continuar com a base de dados de treinadores e espaços desportivos; e em prestar todo o apoio aos Associados nos diferentes fóruns de discussão no âmbito do Desporto Universitário. Fez-se, também, um levantamento com os Associados sobre o material desportivo em falta, de modo a auxiliar no ato da encomenda. Por fim, está no plano a organização da 2ª edição do dia do associativismo, em conjunto com os pelouros da Recreação e da Formação.

No âmbito da Responsabilidade Social, fez-se o balanço dos mandatos passados sobre o projeto Academia Consciente e de que modo este poderia evoluir. Estando a temática do meio ambiente e da sustentabilidade cada mais vez mais presente no dia-a-dia de cada cidadão, debateu-se que atividades e/ou palestras seriam a melhor maneira de abordar o tema e a consciencialização dos estudantes. Abordando o tema da saúde, incentivou-se a continuação das sessões de Suporte Básico de Vida, dada as reacções positivas nos mandatos anteriores; e debateu-se sobre outras possíveis atividades que se possam desenvolver em torno deste âmbito.

O pelouro da Administração tem como responsabilidade a gestão, comunicação e ligação de todas as áreas da Federação, tendo como alicerce a construção de um plano estratégico e a criação de novas parcerias com o objetivo de servir os Associados e os respetivos estudantes.

Seguidamente, no âmbito da Política Educativa, discutiram-se as possíveis temáticas que irão ser debatidas nos fóruns e de que forma estas poderiam ser abordadas nas reuniões. A Federação e os Associados acharam importante a dinamização da Moção Global, uma vez que é do interesse que todos os estudantes tenham acesso à mesma, obtendo conhecimento sobre os assuntos relativos à Política Educativa e a fim de a poderem debater.

No campo da Formação a sessão iniciou-se com um balanço sobre as atividades do mandato passado, como o FAL Bootcamp. Este pelouro possui a responsabilidade de formar e auxiliar os dirigentes associativos, deste modo propôs-se o desenvolvimento de formações que abordem problemáticas do dia-a-dia dos Associados, bem como a realização dos respetivos relatórios e documentos informativos.

Posteriormente, no que diz respeito à Cultura, foram discutidos alguns detalhes do Sarau Cultural, uma vez que no ano passado foi um evento com muito sucesso. Foi debatido também de que forma é que a Agenda Cultural se podia dinamizar e ainda outras atividades que poderão ser uma mais valia para este ano.

No âmbito da Recreação, discutiu-se o Festival Académico de Lisboa, bem como a contínua ajuda prestada pela Federação aos Associados em todos os momentos recreativos dos mesmos. Foi também discutido o dia do associativismo, em conjunto com os pelouros da Formação e do Desporto, que tem por base a participação das Associações Académica e de Estudantes, nas diferentes atividades dos pelouros.

Por fim, no pelouro da Comunicação e Imagem debateu-se em que moldes a revista se deveria basear, bem como de que forma se poderia dispor das redes socais da Federação em função dos Associados. Posteriormente, abordou-se a possibilidade da criação de uma conta no LinkedIn, visando a partilha mais direcionada.

A AEFA considera este género de iniciativas uma mais valia e esperamos deste modo continuar a evoluir em conjunto. Damos, assim também, os parabéns aos membros recentemente empossados, na sua pessoa da Sofia Escária.

1
2
9
5
3
4
8
12
13
18
 
_________________________
 
FACULDADE DE ARQUITECTURA
UNIVERSIDADE DE LISBOA
SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL
ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO
 
_________________________
 
PLATAFORMA DE SÓCIOS
GESTOR DOCUMENTAL
SITE AEFA ANTERIOR
 
_________________________
 
MORADA
Rua Sá Nogueira,
Pólo Universitário da Ajuda
1349-055 LISBOA
TELEFONE/FAX
211 450 070/1
EMAIL
geral [at] aefa.pt
 
___________________________
 
APOIO AO ALUNO
FACULDADE DE ARQUITECTURA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
OFERTA FORMATIVA
DOCUMENTAÇÃO
 
UNIVERSIDADE
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
DOCUMENTAÇÃO
 
POLÍTICA EDUCATIVA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
POSIÇÕES POLÍTICAS
 
LEGISLAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
GERAL NACIONAL
 
___________________________
 
CONTACTOS