All for Joomla All for Webmasters

OFERTA FORMATIVA FACULDADE DE ARQUITECTURA

LICENCIATURAS

O curso de Licenciatura em Design visa a formação estruturada e consistente de licenciados em Design, assente num plano de estudos centrado no Projeto que comporta um conjunto integrado de unidades curriculares. São objetivos do curso proporcionar uma abrangência de conhecimentos fundamentais na área do Design e uma “cultura do fazer” adequadas quer ao prosseguimento de estudos de especialização nas áreas do Design de Produtos e Serviços e do Design de Comunicação, quer a uma prática profissional eficaz e de qualidade.

O Designer licenciado pela Faculdade de Arquitetura será um profissional do projeto que domina os métodos da investigação, representação e comunicação, e que coloca os seus conhecimentos e a sua imaginação criativa ao serviço da identificação e da resolução de problemas.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

O primeiro ciclo de estudos em Design de Moda caracteriza-se por uma abordagem pragmática de um espectro alargado de conteúdos teóricopráticos que procuram responder aos desafios e às necessidades atuais dos diversos territórios profissionais relacionados com a indústria de moda.

Ao longo de 3 anos curriculares, a interdisciplinaridade dos conteúdos programáticos apoia-se em “chapéus de chuva” conceptuais, nomeadamente, identidade, função e materialização, que convergem para o desenvolvimento de competências como: o entendimento dos contextos histórico, cultural e económico da moda; o estabelecimento de conexões entre a teoria e a prática do design de moda e a consolidação da visão pessoal do universo da moda através da criação de conceitos e da sua materialização em vestuário, acessórios, figurinos e styling;

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

MESTRADOS INTEGRADOS

O grau de mestre em Arquitetura atribuído pela FA pretende conferir aos alunos um conjunto de competências sobretudo de natureza projetual, que lhes permitam, ao longo do processo de ensino/aprendizagem, reconhecer, interrogar e experimentar, ideias, factos e conhecimentos arquitetónicos, de natureza complexa e integradora.

Neste processo, os alunos operam sobre criações humanas onde estão patentes formas de pensamento e de expressão, cientificas, humanísticas e artísticas, ligadas ao território, natural e artificial, que designamos como o espaço habitado pelo ser humano. Esta formação permite desenvolver conhecimentos aprofundados na área científica da arquitetura, do projeto e da prática profissional, podendo constituir a base de desenvolvimento de aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

A especialização em Arquitetura de Interiores privilegia, redefine e qualifica novos territórios relacionados com a definição e requalificação de espaços preexistentes metamorfoseando-os e transfigurando-os através de novos entendimentos numa visão abrangente e múltipla de diversas áreas disciplinares, que potenciam a identidade de quem quer impor uma posição cultural que marca a diferença e o sucesso no mundo de hoje.

As unidades curriculares de Laboratório de Projeto desta especialização estipulam simulações de projeto em que existe a presença de pré-existências construídas, com a sua decorrente análise e validação, e a necessidade da contextualização e diálogo entre o novo e o que existe. Os docentes desta unidade curricular possuem um currículo profissional significativo de projeto, transmitindo aos discentes um conhecimento apoiado na experiência.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

A especialização na área de Urbanismo completa a formação em Arquitetura numa vertente dirigida à abordagem, numa forma integrada e a diversas escalas, de problemas territoriais complexos, tendo por objeto o espaço urbano e o território, nas suas diversas componentes e enquadramentos: partes de cidade, cidades e aglomerados urbanos, áreas metropolitanas, paisagens e territórios de âmbito regional.

A formação oferecida visa capacitar o mestrando para a análise desse objeto, identificação de problemas, elaboração de soluções físico-funcionais e espaciais, balizadas pela viabilidade socioeconómica e de implementação, face aos instrumentos legais do Urbanismo em Portugal. Constituem temas relevantes de reflexão e aprendizagem questões relacionadas com o espaço coletivo, a reabilitação urbana e a estruturação de tecidos diversificados.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

MESTRADOS

O curso de Mestrado em Design de Comunicação visa desenvolver e aprofundar a formação de profissionais aptos a desempenhar tarefas na área especializada do Design de Comunicação, nos domínios do projeto, do ensino, da investigação e da ação cultural, capaz de atender às necessidades profissionais atuais. Deverá conduzir à aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas e de problematização e crítica aprofundadas e especializadas, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de design e o empreendedorismo.

Na constante procura de qualidade e de excelência, procura-se incentivar o Design de Interação, o Design de Serviços, numa visão de Design Global, Inclusivo e Socialmente Responsável.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

O curso de Mestrado em Design de Produto visa a aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas, de problematização e crítica, “de banda larga”, num quadro de amplitude e de polivalência capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais desta área do conhecimento. Pretende desenvolver e aprofundar a formação de profissionais para o desempenho de tarefas na área de Design de Produto e serviços, em diversos domínios — Projeto, Ensino, Investigação Pura e Ação Cultural.

Na senda da inovação e da excelência, convocam-se os conceitos de design global e de design estratégico e reconhece-se a importância do branding que caracteriza, distingue e comunica produtos e serviços bem-sucedidos.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

O curso de Mestrado em Design de Moda visa o desenvolvimento de uma visão pessoal do mundo da moda por intermédio da consolidação de conhecimentos e de capacidades projetuais, reflexivas, criativas e críticas num quadro de experimentação e versatilidade capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais do Design de Moda.

Pretende-se desenvolver e aprofundar, na continuação dos objetivos do 1º ciclo de estudos em Design de Moda, a formação de profissionais para o desempenho de tarefas em diversos domínios: projeto de design, criação de conceitos, forecasting, draping, estratégias de comunicação e visualização, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de empreendedorismo.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

DOUTORAMENTOS

O Doutoramento em Arquitetura surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. O atual Curso de Doutoramento resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e apresenta um vasto leque de Unidades Curriculares, o que permite aos alunos estruturar o curso em conformidade com os seus próprios interesses de investigação. O Curso organiza-se segundo cinco especialidades: Teoria e Prática do Projeto; Teoria e História; Tecnologia e Gestão da Construção; Desenho e Computação; e Conservação e Restauro, bem como a partir de várias linhas de investigação de natureza transdisciplinar.
APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR
O Doutoramento em Urbanismo foi criado em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da UTL, tendo a primeira tese sido defendida em 1990. O Curso de Doutoramento em Urbanismo resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e continua a ser o único Doutoramento em Urbanismo oferecido pelas universidades públicas portuguesas. O Curso organiza-se a partir de linhas de investigação e segundo quatro temáticas principais:
1) morfologia e projeto urbano,
2) planeamento urbano e territorial,
3) ambiente e paisagem,
4) políticas urbanas.
APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR

O Doutoramento em Design surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. O atual Curso de Doutoramento resulta da adequação do grau ao processo de Bolonha e apresenta uma flexibilidade que permite aos alunos estruturarem o curso em conformidade com os seus próprios interesses de investigação. O Curso organiza-se a partir de várias linhas de investigação de natureza transdisciplinar. Dada a sua relação com o Centro de Investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados, direcionados para as necessidades do mercado profissional e da sociedade atual.

APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR
O Doutoramento em Restauro e Gestão Fluviais destina-se a desenvolver e aplicar conhecimentos científicos da área das ciências do ambiente, ecologia, engenharia e urbanismo, à gestão e recuperação dos ecossistemas fluviais, realizada a diferentes escalas espaciais, desde o microhabitat aos segmentos de rios e bacias hidrográficas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável das sociedades e para a conservação dos recursos naturais.
APRESENTAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÕES

A expressão da Arquitetura de um tempo particular é sempre reflexo dos contextos desse tempo, de entre os quais o tecnológico. Hoje, os meios computacionais são já instrumentos incontornáveis na maior parte dos ambientes de projeto. Porém, em certa medida, são ainda utilizados apenas como meros facilitadores de processos já adquiridos e testados pelo tempo. O Curso de Estudos Avançados CAAUD pretende dar um passo adiante e promover a utilização da computação na Arquitetura como um meio de expandir a intuição e a consciência, e ampliar a capacidade do Arquiteto se relacionar e agir sobre o mundo que o rodeia de um modo mais inteligente e holístico.
APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR
Objetivos centrais deste Curso de Especialização: (i) Aprofundar os conhecimentos, na área doprojeto de conservação, restauro e reabilitação e sua relação com a atividade profissional (deProjeto) através de uma formação avançada orientada para a prática disciplinar e projetual daarquitetura, informada pela investigação científica contemporânea através de uma revisão do estado do conhecimento em áreas fulcrais, para esse exercício; (ii) Desenvolvimento de estudos práticos de conservação e reabilitação incidindo sobre casos concretos em Lisboa; no núcleo urbano histórico de Tomar e no Convento de Cristo; (iii) Enquadrar, orientar e permitir abrir novas perspetivas de investigação avançada em conservação do património arquitetónico.
APRESENTAÇÃOPROGRAMA CURRICULAR
1
2
9
5
3
4
8
6
7
12
13
10
15
16
17
 
_________________________
 
FACULDADE DE ARQUITECTURA
UNIVERSIDADE DE LISBOA
SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL
ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO
 
_________________________
 
PLATAFORMA DE SÓCIOS
GESTOR DOCUMENTAL
SITE AEFA ANTERIOR
 
_________________________
 
MORADA
Rua Sá Nogueira,
Pólo Universitário da Ajuda
1349-055 LISBOA
TELEFONE/FAX
211 450 070/1
EMAIL
geral [at] aefa.pt
 
___________________________
 
APOIO AO ALUNO
FACULDADE DE ARQUITECTURA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
OFERTA FORMATIVA
DOCUMENTAÇÃO
 
UNIVERSIDADE
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
DOCUMENTAÇÃO
 
POLÍTICA EDUCATIVA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
POSIÇÕES POLÍTICAS
 
LEGISLAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
GERAL NACIONAL
 
___________________________
 
CONTACTOS